top of page

PRECISO DE ALVARÁ DE PEQUENA REFORMA, SOMENTE PARA TROCAR O PISO? SIM PRECISA SIM!

Muitos clientes me perguntam: - Poxa, vou só trocar o piso, eu preciso de Alvará de Pequena Reforma?

E eu digo sim!

Agora vou dizer o porquê, simplesmente porque muitos não se dão conta, do que uma "Pequena Reforma" mal feita, pode causar quando não tem um Responsável Técnico, ou quando por "negligência" de algumas pessoas, que ao iniciar uma obra, e/ou fazem a contratação de mão de obra desqualificada, alguns Prédio DESABAM, SIM DESABAM E PESSOAS MORREM!

Como acaba de acontecer agora em Fortaleza, infelizmente!


Nesse momento, como segunda postagem do meu Blog, estava bem decidida há aprofundar um pouco mais sobre cores, como iniciei na primeira postagem e que amo falar sobre, mas com o ocorrido em Fortaleza nesse último dia 15/10/2019, com o desabamento de mais um prédio, e com algumas mortes, me vi na obrigação e dever da minha profissão de arquiteta, alertar todos os cuidados e deveres nossos como cidadãos e como respeito à vida do próximo!


Vou narrar o que aconteceu há uns oito anos atrás, quando eu acompanhava a reforma de um apartamento de um cliente, na época a norma da NBR 16.280, ainda não estava em vigor, e vejam só.... No dia que fui fazer a medição (tirar as medidas) do apartamento do meu cliente, observei três furos na laje de um dos dormitórios, e identificamos, que o vizinho de cima (que era da cobertura do prédio) fazia uma reforma e os profissionais, que executavam a obra para ele, tinham ao retirar uma escada, ocasionado três furos na laje que correspondia ao teto de uma dos dormitórios do meu cliente, sim pasmem, e calma que não acaba por aí! Fiz a reforma do meu cliente, e depois de ter terminado a obra, meu cliente me liga e diz:

- Dani, acho que o seu gesseiro, fez alguma coisa errada aqui, pois a moldura de gesso que colocamos no roda teto, está trincada.


Fiquei indignada com a notícia, pois era um fornecedor que eu trabalhava há anos, e nunca tinha tido problemas com os trabalhos dele. De qualquer forma, retornei ao apartamento do meu cliente, com o meu fornecedor de gesso, para verificar o que tinha ocorrido e pasmem... sim o vizinho fofo de cima, tinha novamente feito mais barbaridades na obra dele. Sem cálculo estrutural e sem responsável técnico, tinha instalado uma escada metálica, no meio da laje, a qual correspondia, ao mesmo dormitório, citado no inicio, e que tínhamos identificado os três furos.


Na visita identificamos, pois além das molduras de gesso, haviam aparecido trincas na laje desse quarto, como no corredor do apartamento do meu cliente.

Naquele momento, meu cliente, acionou novamente o vizinho, que além de ser grosseiro com meu cliente, se postou como estivesse "certo" e "cheio de razão", ou seja, além de negligente, mal educado! Com essa reação dele, meu cliente acionou o síndico, e pediu que tomasse a frente, como responsável do prédio, e de alguma forma, impedisse que acontecessem mais barbaridades e algo mais grave!

FELIZMENTE, nessa situação, não ocorreu nada mais grave, mas fiz questão de colocar, como exemplo, pois pessoas negligentes existem e por sinal muitas!


Com isso peço o ALERTA de todos, ao iniciar uma reforma, ou ver que vão iniciar uma reforma em seu prédio, fiquem atentos à forma que o prédio ou casa foram construídos, verifiquem se é alvenaria convencional ou alvenaria estrutural?

Caso não saibam o que é isso, coloquem no google, que encontramos vários sites que explicam o que é cada uma, e o que pode ser feito em caso de reforma.

Outra dica é a primeira coisa a ser feita, pergunte se existe o projeto estrutural? Caso não tenham, é muito simples, se investigar o sistema construtivo, peça e cobre ao profissional que você contratar, que faça isso, antes de iniciar a reforma, somos responsáveis simmmmm, e muitas tragédias e mortes podem ser evitadas se agirmos simplesmente com uma única palavra RESPONSABILIDADE! #ficaadica


INFORMAÇÕES IMPORTANTES


Documento de Responsabilidade Técnica:

O arquiteto deve estar cadastrado no CAU (CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO) e deverá emitir para a sua obra a RRT (REGISTRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA)


O Engenheiro Civil deve estar cadastrado no CREA (CONSELHO DE ENGENHARIA E AGRONOMIA) e este deverá emitir para a sua obra a ART (ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA) o arquiteto deve estar cadastrado no CAU (CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO) e deverá emitir a RRT (REGISTRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA)


Esses documentos acima, faz com que os profissionais fiquem responsáveis pela Obra!


Segue a norma da ABNT:


E para quem reside em Campinas, segue o documento da Prefeitura Municipal de Campinas, que explica, quando deve ser solicitado o alvará e quando é isento a solicitação:


Comentem e tirem suas dúvidas please!!!

Abraço a todos!


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page