top of page

Quatro clientes contam como foi fazer um projeto com Daniele Rossi Lopes Arquitetura e Design

Actualité

Clínica de Psicanálise e Sala de Estudos

Campinas/SP

Tudo começou com uma mesa centenária que a psicanalista, escritora e professora Flaviana Tannus herdou do avô materno. Restaurada, a peça foi o primeiro móvel, uma espécie de pedra fundamental, do espaço-clínica Actualité, ambiente multiuso que em nada lembra a rigidez dos antigos consultórios de psicanálise. Livros e obras de arte contemporânea pontuam o espaço, composto por recepção, clínica de atendimento e sala de estudos, evidenciando as múltiplas referências da profissional. O design de interiores une estética moderna com toques de tradição.

Desafio – O projeto teria que conciliar espaços integráveis e independentes preservando a privacidade acústica e visual dos clientes. Outro requisito era que a sala de estudos pudesse abrigar pessoas sentadas à mesa de reunião ou funcionar como ambiente para palestras. Também deveria acomodar grande quantidade de livros sobre psicanálise, arte e literatura.

Soluções – Atendimento e sala de estudos podem ser integrados por uma porta de correr. Para maior aconchego recepção e atendimento ganharam teto rebaixado e iluminação regulável. Já a sala de estudos com pé direito alto toma proveito da vista externa da copa das árvores. A grande mesa de madeira foi adaptada com rodízios podendo ser retirada para dar novos usos ao ambiente. Outro atrativo é a estante de nichos coloridos desenhada pela arquiteta exclusivamente para o espaço.

 

“A parceria com a Daniele foi ótima porque partiu do princípio da confiança. Dei total  autonomia a ela. Minha única sugestão foi uma estante grande o suficiente para acomodar todos os livros. O projeto arquitetônico e de design se integra à identidade visual e ao conceito do trabalho que eu desenvolvo que é oferecer um espaço não só de atendimento, mas também de estudos, conversas e formação.”

Flaviana Tannus, proprietária da Actualité

Tatu Bolinha– Loja de Brinquedos Educativos e Roupas Infantis

Cambuí - Campinas/SP

 Reforma e design de interiores

A idéia dos proprietários era ter uma loja “diferente” no bairro com a maior concentração de lojas infantis de Campinas. Um espaço original e lúdico para encantar uma gente para lá de exigente: os pequenos. “Queríamos uma loja despojada e colorida com cara de Vila Madalena, Sousas, Barão Geraldo, mas que ficasse aqui no Cambuí”, afirma José Eduardo L. Silva, proprietário.

Desafio – O projeto tinha que traduzir o espírito “descolado” que os donos  desejavam. Privilegiar o conforto de pais e filhos e também garantir boa circulação de carrinhos de bebês e cadeirantes. O design da loja devia “dialogar” com a linguagem visual, especialmente o logotipo Tatu Bolinha, criando uma identidade.

Soluções  – Paredes foram derrubadas garantindo espaços internos amplos para circulação. A loja ganhou ambientes especiais como banheiro para cadeirantes, estar e café, além de uma salinha de brinquedos onde as crianças se divertem enquanto os pais escolhem entre as várias opções disponíveis na loja: brinquedos educativos, grifes exclusivas de roupas e calçados, jogos, instrumentos musicais, livros, CDs e DVDs diferenciados.

 

“A Daniele defende tecnicamente o projeto, mas é flexível e capaz de adaptá-lo às limitações que por vezes surgem na execução. Quatro anos após a abertura da Tatu Bolinha ainda ouvimos muitos elogios dos nossos clientes quanto a originalidade, a identidade e o bem-estar que a loja proporciona. Era isso que esperávamos; 100% o que esperávamos”.

José Eduardo L. Silva, proprietário da Tatu Bolinha

Apartamento Eurico

Cambuí - Campinas/SP

Mesmo antes de começar a reforma do apartamento de 60 m2, Eurico Conceição Palazzo já tinha em mente duas cores que queria no novo espaço: vermelho e berinjela. Outro requisito era que o ambiente fosse concebido para promover eventos para os amigos. Juntamente com a arquiteta, e também amiga Daniele Rossi Lopes, criaram um recanto cheio de charme e detalhes que prendem a atenção, como a parede lateral em vermelho que abriga uma obra de arte, e o projeto de iluminação diferenciado.

Desafio – O projeto da reforma teria que ampliar a área social para receber convidados e harmonizar as cores fortes escolhidas pelo morador. A porta entre a sala de estar e a sacada em forma de arco comprometia o estilo moderno que se queria conferir ao local. O design deveria traduzir a originalidade planejada pela arquiteta e o cliente, um publicitário ligado em tudo o que é diferente e criativo.

Soluções – Com a eliminação de paredes e a integração da cozinha e do estar, o espaço ganhou em amplitude. A parede lateral recebeu sanca e tinta vermelha com tratamento especial para que pequenas peças imantadas, da artista plástica Sara Valle, pudessem aderir.  A porta entre a sala e a sacada, antes em forma de arco, foi refeita em gesso. Peças como o armário rústico e demais madeiras da cozinha “aquecem” o ambiente. A parede de cabeceira do quarto em berinjela reforça o estilo único e forte do projeto.

 

“A casa é a extensão do morador e é por isso que o arquiteto precisa entender quem é o seu cliente e o que ele quer. A Daniele tem essa habilidade de entender o que a gente quer. Nesse trabalho com ela pude perceber o quanto é importante dar liberdade de criação ao arquiteto, deixá-lo trabalhar livremente. Ela fez uma leitura bem moderna do que eu queria.”

Eurico Conceição Palazzo, proprietário do apartamento

Banheiros – Espaço de Eventos

Sousas  - Campinas

O antigo banheiro acabou ficando pequeno quando o projeto “Escuta o Cheiro” começou a atrair mais clientela. O sucesso do evento que mistura roda de samba e boa gastronomia num agradável quintal em Sousas, fez com que o dono do espaço, o empresário Marcio Belardini, tivesse que pensar em uma nova estrutura.  Totalmente integrado à natureza, o novo projeto feito pela arquiteta Daniele Rossi Lopes, também sócia do “Escuta o Cheiro”, reaproveita materiais de demolição, esbanjando funcionalidade, beleza simples e despojada.

Desafio – O projeto teria que atender a uma média de 400 pessoas que freqüentam mensalmente o “Escuta o Cheiro”, maior evento do espaço. Outro requisito era integrar, trazendo para dentro do banheiro a vista da paisagem do quintal, repleto de árvores altas e jabuticabeiras. E para finalizar, manter ou superar o estilo original do projeto do antigo banheiro, sem portas ou teto, e que era uma espécie de marca registrada do local.

Soluções  – O conjunto de seis banheiros femininos e masculinos interligados por uma área de lavatórios reaproveita material de demolição da antiga construção.  A opção de acabamentos foi por materiais mais simples e rústicos como cimento com ladrilhos hidráulicos no chão e MDF nas portas. Vãos foram abertos nas paredes para garantir o visual da natureza e da movimentação local para quem espera. Destaque para detalhes criativos como a luminária multicolorida “Astro Rei”, criada por Daniele e Marcio, e pequeno espelhos espalhados no painel que abriga as cubas do lavatório - na verdade baldes de aço utilizados na agropecuária para transportar leite.

 

“A Daniele conseguiu unir funcionalidade e integração com a natureza no projeto. Também foi pontual na entrega de prazos, profissional na coordenação da equipe e muito cuidadosa aos sugerir materiais. Utilizamos soluções para não encarecer a obra reaproveitando material de demolição da antiga instalação.”

Marcio Belardini, sócio do Projeto Escuta o Cheiro

 

bottom of page