Buscar
  • Daniele Rossi Lopes

Casas com Alma!



Como descrever algo tão profundo, que é transpor para uma Casa o que representa uma Pessoa/Família e transpor para o projeto e decoração, algo que represente com tamanha clareza, significado, como também, o mais profundo Ser de quem vai morar nela!


Nunca me esqueço, quando um cliente me disse há oito anos, após a reforma e decoração do Apartamento dele ficar pronto:

“Nossa, você fez uma leitura de mim, que nem eu mesmo conhecia, e tenho que te dizer que eu amei!”

A minha alegria ao ouvir isso não vai dar para descrever, só sei que na época eu pensei o quanto nós Arquitetos, temos que ser investigativos e até psicólogos, pois existem clientes que se expressam mais e outros menos o que desejam, como também, existem clientes que nem imaginam o que desejam na sua casa, e sim cabe a nós tirar deles todas essas informações e desejos, mesmo que seja com uma saca rolhas... rs...

Muitos clientes chegam e pedem algo Clean, que permeia entre os tons off White, e para os que não sabem o branco sujo... rs... e até o café com leite/cappuccino, ou seja, tons claros e neutros, sim são lindos, é muito difícil você cometer erros com essas cores, pois são fáceis de combinar, compor com os elementos, texturas e realmente o projeto fica lindo!


Acontece que tenho visto com tudo isso uma Pasteurização, que fico me pergunto se isso é realmente o que “todos” desejam?

Muitas vezes quando eu começo, o primeiro processo de um projeto, que é o levantamento de medidas, as necessidades e o que os clientes desejam, sinto que eles apresentam algo que os deixem mais seguros, que viram na revista, que viram na casa de um amigo ou alguém da família, pois é claro que é mais fácil para eles visualizarem, não errarem, e principalmente não enjoarem.

Por isso cabe sim, a nós arquitetos essa investigação mais profunda, a Casa do Cliente tem que ter a cara DELE, e não a cara do VIZINHO e muito menos do ARQUITETO.

Cabe a nós, além dessa investigação, captar o que realmente toca, entender a dinâmica do cliente e de sua família no dia a dia, cabe a nós entender o que emociona, o que vibra, quais são as memórias mais incríveis, que pode sim estar ali presente e impresso nas paredes de uma Casa.


Já tive clientes de todos os estilos e é o mais encantador na minha profissão, Médica que adora Paris, Engenheira que adorar surfar, Recém-casados em momento de curtir a casa com os filhos que estão chegando, Consultora querendo uma casa leve e descolada, e sinceramente, não te como, a minha felicidade é trazer o momento e estilo de cada um para o seu LAR, sim uma casa é um LAR, não nos esquecemos disso, e não um show room de loja ou portfólio... rs...

Por isso eu sempre digo, casa tem que ter VIDA, tem que ter ALMA, e sim a ALMA dos que moram nela!

E a sua casa? Tem a sua Alma? Conta aqui pra mim!

Um abraço de alma para alma para você!


#casascomalma #arquiteturaresidencial #designdeinterioreresidencial #cor #decoração #estilo #casacomalma #danielerossilopesaquitetura

104 visualizações

Contato: 19 97404.8823 . arqdlopes@terra.com.br